São Gregório I nasceu em Roma no ano 540, em uma família que fazia parte da corte romana, tendo sua vocação surgido ainda durante a infância, sendo educado em uma família muito cristã que muito o motivou à vida pública. Após a morte de seu pai o jovem Gregório Magno (cujo nome significa “vigilante”), ingressou na vida pública, se tornando prefeito de Roma pois era desapegado dos próprios interesses devido sua constante renúncia de si mesmo.
E neste período um grupo de monges beneditinos buscavam abrigo e refúgio na cidade. Então São Gregório lhes forneceu um palácio, para fundarem um convento, e devido a este contacto a vontade de seguir a vida religiosa do “Ora e Labora” por parte de São Gregório aflorou mais, renunciando toda sua vida e adentrando ao convento.
Devido as suas habilidades diplomáticas São Gregório Magno foi enviado a Constantinopla como legado do papa Pelágio. Inclusive neste época escreveria muitas de suas obras. Com a morte do mesmo, São Gregório foi o escolhido para “sentar” na Cátedra de Pedro no ano de 590, e assim chefiar com segurança a Igreja num tempo em que o mundo romano passava para o mundo medieval.
Seu pontificado destacou-se por muitas novidades: instituiu a observância do celibato, a introdução do Pai-Nosso na missa e o famoso "canto gregoriano". Foi muito amado pelo povo simples, por causa de sua extrema humildade, caridade e piedade.
Papa Gregório levou uma vida de monge, exercendo um apostolado de muito trabalho, disciplina, moralidade e respeito às tradições da doutrina cristã. No comando da Igreja, orientou a conversão dos ingleses, protegeu os judeus da Itália contra a perseguição dos hereges e tomou todas as atitudes necessárias para que o Cristianismo fosse respeitado.
Atingido pela graça de Deus, São Gregório chegou a vender tudo o que tinha para auxiliar os pobres e a Igreja. Além da intensa vida interior, bem percebida quando escreveu sobre o ‘ideal do pastor’:” O verdadeiro pastor das almas é puro em seu pensamento. Sabe aproximar-se de todos, com verdadeira caridade. Eleva-se acima de todos pela contemplação de Deus.” São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja que conquistou o Céu com 65 anos de idade (no ano 604).
Comentários